Institucional

© 2021 – Todos Direitos Reservados – Termos de Uso e Política de Privacidade.

Powered by MZ

Programa Units

Programa de Units

Entre 22 de março e 20 de abril de 2021, está aberta a janela de conversão de ações da Copel para formação de UNITs.

Durante esse período, acionistas que possuem ações preferenciais (CPLE6) e/ou ações ordinárias (CPLE3) poderão converter esses papéis em UNITs.

Cada UNIT será formada por 1 (uma) ação ordinária (ON) e 4 (quatro) ações preferenciais classe B (PNB). Dessa forma, ao solicitar a conversão, cada acionista terá suas ações agrupadas em UNITs.

A conversão de ações e formação de UNITs só ocorrerão se houver à adesão mínima de, aproximadamente, 60% (sessenta por cento) das ações em circulação. Essa condição é necessária para buscar assegurar que a liquidez das ações da Companhia não ficará dispersa em mais um ativo.

Acesse aqui a íntegra do Comunicado sobre UNITs.

Como aderir

Para fazer sua adesão, você deve entrar em contato com sua corretora. Nesse contato com a corretora, deverá ser informado do seu desejo de aderir ao Programa de UNITs da Copel para que sua solicitação seja realizada pela corretora junto à B3.

Ao aderir ao programa de UNITs, o acionista terá suas ações CPLE3 e CPLE6 convertidas, conforme exemplificado a seguir:

 

Perguntas frequentes

Ficou alguma dúvida? Então confira a nossa FAQ abaixo. Ou entre em contato conosco pelo e-mail ri@copel.com ou telefone (41) 3331-4011.

O que são UNITs?
  • UNITs são certificados de depósito que representam um “pacote” de ações, compostos por mais de uma classe. No caso da Copel as UNITs serão formadas por uma ação ordinária (CPLE3) e quatro ações preferenciais classe B (CPLE6).
  • As UNITs conferem a seus detentores os mesmos direitos conferidos por ações individuais da mesma classe. Na Copel os detentores de uma Unit terão os mesmos direitos de quem possuir separadamente 1 (uma) ação ordinária e 4 (quatro) ações preferenciais classe B.
Por que a Companhia propôs um Programa de UNITs?
  • O objetivo ao formar UNITs é a concentração da liquidez de diferentes ações em um único ativo, em busca de um volume de negociação e liquidez superior ao que as próprias ações que as compõem.
Como faço para aderir ao programa de UNITs?
  • No Brasil: para fazer sua adesão e passar a deter UNITs, você deve entrar em contato com sua corretora e informar que deseja aderir ao Programa de UNITs da Copel para que a sua solicitação seja realizada junto à B3.
  • Caso você não tenha o contato de sua corretora ou sua corretora não responder sua solicitação, você pode acessar o atendimento da B3 através do site https://atendimento.b3.com.br/atendimento.
Qual será o valor da cotação das UNITs?
  • No momento exato da conversão das UNITs elas terão seu valor representado pela soma dos preços de cotação das ações que as compõem. No caso da Copel, será o equivalente a soma do preço de mercado de 1 ação ordinária (CPLE3) e 4 ações preferenciais classe B (CPLE6). Após o início das negociações das UNITs em bolsa, sua cotação irá oscilar como a de qualquer outro ativo e o preço por UNIT pode diferir da soma dos preços das ações.
E se eu não quiser migrar para Units?
  • Você pode optar por manter sua posição direta nas ações que detêm atualmente. Elas continuarão listadas na B3. Para isso, você não precisa adotar qualquer medida adicional.
O que são ações ordinárias?
  • Ações ordinárias são ações que conferem a seus detentores o direito a voto na Assembleia de Acionistas. Ou seja, detentores de ações ordinárias podem participar das decisões estratégicas da companhia.
O que são ações preferenciais?
  • São ações que não conferem a seus detentores o direito a voto em todas as matérias da Assembleia, contudo tem preferência no recebimento de dividendos e, na Copel, conferem o direito de receber, no mínimo, 10% (dez por cento) a mais de dividendos ao que for atribuído a cada ação ordinária.
Posso converter minhas ações ON em PNB e vice-versa, a qualquer momento?

Não. A conversão de ações será exclusivamente para permitir a composição das UNITs, durante o período fixado no Programa (entre 22 de março e 20 de abril de 2021), onde será facultada aos acionistas da Companhia a conversão voluntária (i) de ações preferenciais classe A (“PNA”) em ações PNB, (ii) de ações ON em ações PNB, e (iii) de ações PNB em ações ON, conforme disposto no link (“Conversão de Ações”).